terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sabe com quem você está falando?

Olá pessoal, meu nome é Fabiana, sou aluna de Arquivologia da UnB. Faço parte do grupo desde o segundo semestre do ano passado, graças ao convite do prof. André Ancona, para participar de um Projeto de Atividade Complementar (PAC). Venho aqui, hoje, compartilhar minhas dificuldades no desenvolvimento da atividade. O tema do meu trabalho é Gestão Arquivística de Fotografias. O tema não é tão desenvolvido no meio arquivístico e no Brasil ainda temos problemas práticos com a gestão desse tipo de documento.

A primeira dificuldade que tive foi escolher um tema que perpassasse à especialidade do professor. Essa dificuldade pareceu maior quando me dei conta de que o curso está no final e aquela pergunta “E o que você produziu para a academia?” pareceu não sair mais da cabeça. Outra dificuldade, e confesso que ainda tenho, é aprofundar apenas em um ponto do tema, restringir cada vez mais a pesquisa. Estou policiando-me para não fugir do tema ou abranger demais.

Depois de levantar algumas referências, ler uma parte delas, a próxima dificuldade é começar a escrever... Por onde começar? Acho que essa deve ser a dificuldade de vários, mas basta sentar na cama, colocar as ideias no lugar, que tudo flui. Às vezes não como planejamos, mas a esperança é a última que morre, não é?! O tempo é outro fator que influencia no desenvolvimento de um trabalho. Bom, tento estudar e escrever da melhor maneira possível para compartilhar o conhecimento. Espero que o produto da minha pesquisa seja de grande valia para esclarecer dúvidas. Até a próxima! ;)

2 comentários:

  1. Fabi... com certeza não sou eu quem mais pode ajudar.

    Não sei como é a metodologia de um PAC, mas você podia tentar fazer um plano de trabalho, seguindo o mesmo modelo do PIBIC->PROIC.. Só pra vc mesma, mesmo que não seja oficial acho que pode ajudar...

    Entretanto não vai sair uma coisa certinha como um manualzinho, a exemplo, o meu plano de trabalho está servindo pra mostrar que quase nada está saindo como eu previa.. entretanto é do imprevisto que está se consolidando a pesquisa, se justificando, ganhando forma..

    Enfim.. o dificil mesmo é vc definir esta linha de trabalho, do que fazer primeiro/último. Mesmo que seja pra dizer que o que você achava é uma coisa completamente diferente, mas não por isso, menos problemática.

    O Prof. André me disse que quando numa pesquisa tudo sai como previsto, significa que foi mal feita.. Então, lhe desejo muitos imprevistos, isto é, boa pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Só para esclarecer: uma boa pesquisa tem que ser realizada com a mente aberta o suficiente para que o pesquisador tenha capacidade de se adaptar à realidade e não buscar o inverso.

    Em uma pesquisa iniciante é razoável supor que os pressupostos empíricos acabem por não se verificar, como foi o caso do projeto do Pedro. Ele imaginou analisar uma questão específica em uma dada situação no APDF, que a lógica indicava ser plausível. Quando foi fazer o teste Engeliano do pudim, verificou que aquela situação não ocorria...

    Uma sugestão para a Fabiana (e demais pesquisadores iniciantes mais ou menos "confusos") é ler no blog de metodologia os posts referentes aos vários "pedaços" de uma pesquisa científica, especialmente aqueles com a tag "pergunta de partida'. Acesse o blog de Metodologia CI aqui.

    ResponderExcluir